ATIVIDADE

atividades no webquest

A Matemática na vida das abelhas

Introdução
Vamos investigar...Para  sentir um pouco na pele de um "verdadeiro" matemático propomos que faça uma pequena investigação matemática.Mas o que é uma investigação?Numa investigação você pode explorar uma  situação nova que te é colocada.Essa exploração será definida por você a partir de um conjunto de pistas que te são dadas para que possa atingir um objetivo, tomar uma decisão ou encontrar respostas para uma situação que te é proposta.


Tarefa

    O que sabes sobre a vida das abelhas?Já pensou porque é que os favos de mel têm a forma de um hexágono?

     Cada grupo de alunos (3 ou 4) deve investigar a forma como se organiza a vida das abelhas e explorar matematicamente a construção hexagonal dos favos de mel.
     Este trabalho deve ser realizado no prazo de um mês e o produto final deve ser apresentado em cartazes ou recorrendo a uma ferramenta informática como o Power Point.
Para a sua concretização podem apoiar-se nos recursos aqui sugeridos ou procurar outros, por exemplo, na Internet ou na Biblioteca da escola
Processo


Selecionar e pesquisar os sites/endereços e a bibliografia que  é sugerida no item recursos.com uma leitura atenta devem selecionar as informações que consideram relevantes para a concretização do trabalho que  é proposto.igualmente útil é a recolha de imagens que possam ser usadas para ilustrar a versão final do seu trabalho. Para executarem a sua tarefa devem ser capazes de responder às seguintes questões:
1ª etapa - a organização social das abelhas
       como se organizam as abelhas?
       como comunicam as abelhas?
       como produzem o mel e a cera? 
2ª etapa – aspectos matemáticos na vida das abelhas
       que particularidades se encontram na árvore genealógica das   abelhas?
        porque é que os favos de mel têm a forma de hexágonos regulares e não de outros polígonos regulares?
Recursos
Pode recorrer a ferramentas como:
Geometer's sketchpad
Papel e lápisdes cosultar os sites
Http://www.consciouschoice.com/food/beeshum1106.html abelhas e as colmeias

Avaliação



 Depois de concluídas as  investigações devem organizá-las de forma a apresentá-las aos colegas revelando de forma clara e atrativa as descobertas que foram fazendo.
a apresentação que farão aos colegas deve referir quer os aspectos da organização da vida das abelhas quer os aspectos relacionados com a matemática.
no final cada grupo deve fazer uma auto-avaliação do trabalho realizado, discutindo-a com o(s) professor(es) e os colegas.




Conclusão

Esperamos que a realização deste trabalho tenha constituído um desafio interessante e que tenha contribuido  para enriquecerem o seu conhecimento sobre as abelhas e o papel que a matemática desempenha na sua vida.
Para além de relacionar diferentes áreas disciplinares esta investigação permitiu explorar a matemática no mundo vivo.
Uma forma de prolongar este trabalho poderia ser a sua exploração geométrica considerando as 3 dimensões. Na verdade, os favos de mel não preenchem apenas uma superfície mas um espaço, definem um volume e não apenas uma área, pelo que podia recorrer a materias manipuláveis (construções) para generalizar o estudo efetuado até aqui.


autoria

keila maria da costa 
orientação do professor rinaldo salmazo


                                                  2ª SEMESTRE  DE PEDAGOGIA




Nenhum comentário:

Postar um comentário