atividades no webquest
A Matemática na vida das abelhas
A Matemática na vida das abelhas
Vamos
investigar...Para sentir um pouco na pele de um "verdadeiro"
matemático propomos que faça uma pequena investigação matemática.Mas o que é
uma investigação?Numa investigação você pode explorar uma situação nova
que te é colocada.Essa exploração será definida por você a partir de um conjunto
de pistas que te são dadas para que possa atingir um objetivo, tomar uma
decisão ou encontrar respostas para uma situação que te é proposta.
O que sabes sobre a vida das abelhas?Já pensou porque é que os favos de mel têm a forma de um hexágono?
Cada grupo de alunos (3 ou 4) deve investigar a forma como se organiza a vida das abelhas e explorar matematicamente a construção hexagonal dos favos de mel.Este trabalho deve ser realizado no prazo de um mês e o produto final deve ser apresentado em cartazes ou recorrendo a uma ferramenta informática como o Power Point.
Para a sua concretização podem apoiar-se nos recursos aqui sugeridos ou procurar outros, por exemplo, na Internet ou na Biblioteca da escola
Processo
Selecionar e pesquisar os sites/endereços e a
bibliografia que é sugerida no item recursos.com uma leitura atenta devem
selecionar as informações que consideram relevantes para a concretização do
trabalho que é
proposto.igualmente útil é a recolha de imagens que possam ser usadas para
ilustrar a versão final do seu trabalho. Para executarem a sua tarefa
devem ser capazes de responder às seguintes questões:
1ª etapa - a organização social das abelhas
como se organizam as
abelhas?
como comunicam as
abelhas?
como produzem o mel e a
cera?
2ª etapa – aspectos matemáticos na vida das abelhas
que
particularidades se encontram na árvore genealógica das abelhas?
porque é que os favos
de mel têm a forma de hexágonos regulares e não de outros polígonos regulares?
Recursos
Pode
recorrer a ferramentas como:
Geometer's sketchpad
Papel
e lápisdes cosultar os sites
Http://www.consciouschoice.com/food/beeshum1106.html abelhas e as colmeias
http://www.ee.surrey.ac.uk/personal/r.knott/fibonacci/fibnat.html#bees -- as abelhas e os números de fibonacc
Depois
de concluídas as investigações devem organizá-las de forma a
apresentá-las aos colegas revelando de forma clara e atrativa as descobertas
que foram fazendo.
a
apresentação que farão aos colegas deve referir quer os aspectos da organização
da vida das abelhas quer os aspectos relacionados com a matemática.
no
final cada grupo deve fazer uma auto-avaliação do trabalho realizado,
discutindo-a com o(s) professor(es) e os colegas.
Conclusão
Esperamos
que a realização deste trabalho tenha constituído um desafio interessante e que
tenha contribuido
para enriquecerem o seu conhecimento sobre as abelhas e o papel que a
matemática desempenha na sua vida.
Para
além de relacionar diferentes áreas disciplinares esta investigação permitiu
explorar a matemática no mundo vivo.
Uma
forma de prolongar este trabalho poderia ser a sua exploração geométrica
considerando as 3 dimensões. Na verdade, os favos de mel não preenchem apenas
uma superfície mas um espaço, definem um volume e não apenas uma área, pelo que
podia recorrer a materias manipuláveis
(construções) para generalizar o estudo efetuado até aqui.
keila maria da costa
orientação do professor rinaldo salmazo
2ª SEMESTRE DE PEDAGOGIA



Nenhum comentário:
Postar um comentário