WEBQUEST




O conceito foi criado em 1995 por Bernie Dodge, professor estadual da Califórnia (EUA) tendo como proposta metodológica o uso da Internet de forma criativa. A Webquest é uma atividade investigativa onde as informações com as quais os alunos interagem provêm da internet.
                                                                                       

  •  Sua elaboração:É feita por um professor para ser solucionada por alunos reunidos em grupos.

  • Seus recursos:Também chamados de fontes, os recursos podem ser livros, vídeos e mesmo pessoas a entrevistar, mas normalmente são sites ou páginas da Web.

  • Tipos:Bernie Dodge define a Webquest em:
    Curta: Leva de uma a três aulas para ser explorada pelos alunos e seu objetivo é a integração do conhecimento.
    Longa: Leva de uma semana a um mês para ser explorada pelos alunos em sala de aula e tem como objetivo a extensão e o refinamento de conhecimentos.
  • A Webquest é constituída de sete seções:- Introdução - Determina a atividade.
    - Tarefa - Informa o software e o produto a serem utilizados.
    - Processo - Define a forma na qual a informação deverá ser organizada (livro, vídeos etc).
    - Fonte de informação - Sugere os recursos: endereços de sites, páginas da Web.
    - Avaliação - Esclarece como o aluno será avaliado.
    - Conclusão - Resume os assuntos explorados na Webquest e os objetivos supostamente atingidos.
    - Créditos - Informa as fontes de onde são retiradas as informações para montar a webquest, quando página da Web coloca-se o link, quando material físico coloca-se a referência bibliográfica. É também o espaço de agradecimento às pessoas ou instituições que tenham colaborado na elaboração.
  •  Objetivos Educacionais:- O educador moderniza os modos de fazer educação (sincronizado com o nosso tempo/internet).
- Garante o acesso à informação autêntica e atualizada.
- Promove uma aprendizagem cooperativa. 

  • Desenvolver habilidades cognitivas:Aprendizagens significativas são resultados de atos de cooperação, as WQs estão baseadas na convicção de que aprendemos mais e melhor com os outros do que sozinhos.
    - Favorece as habilidades do conhecer (o aprender a aprender).
    - Oportuniza para que os professores de forma concreta se vejam como autores da sua obra e atuem como tal. (acessar, entender e transformar).
    - Favorece o trabalho de autoria dos professores. 
    - Incentivar a criatividade dos professores e dos alunos que realizarão investigações com criatividade.
    - Favorecer o compartilhamento dos saberes pedagógicos, pois é uma ferramenta aberta de cooperação e in
  •  Quem esta usando as WQs: Pelo seu aspecto pedagógico, dinâmico, amplo, informativo e investigativo, estimula:
- Professores, Mestres e Doutores das mais diversas áreas e seguimentos.
- Alunos.


 Passos para elaboração de uma Webquest

Planejar
  • Definir o tema
  • Selecionar fontes de informação
  • Delinear a tarefa
  • Estruturar o processo
Formatar
  • Escrever a introdução
  • Escrever a conclusão
  • Inserir o conteúdo no gabarito
Publicar
  • Fazer os acertos finais
  • Publicar a Webquest
Gabaritar
  • Nessa etapa é necessário usar um editor HTML, o que exige conhecimento em informática 
O suporte oferece ferramentas de produção gratuitas, acervo de imagens, editores de html, hospedagen de sites, etc. 
 WebQuest além dos limites:   LanQuest (BARROS, 2005) - Baseada na mesma metodologia de Bernie Dodge, só que em páginas off line, fora do espaço web, utiliza apenas um software de navegação, onde é simulada a navegação que ocorre na Internet. É uma possibilidade de trabalho que vai além do ciberespaço na extensão de um software de autoria, ou apresentação pronta em html. Ideal para escolas que não têm acesso a laboratórios de informática.  
       PaperQuets - É uma metodologia baseada na WebQuest que tem como referência para o trabalho fontes bibliográficas (biblioteca). Assim como a LanQuest, a PaperQuet também é ideal para escolas que não têm acesso a laboratórios de informática. 
       A PaperQuest pode ter o formato de um jogo, as tarefas impressas em cartões com várias possibilidades de aventura (urbana, na mata, no espaço, etc...). Os alunos irão pesquisar e jogar ao mesmo tempo, por meio de ferramentas semelhantes ao PHPWebQuest (Barros 2005), onde a familiarização e a criticidade na análise dos textos encontrados em livros, jornais e revistas são necessárias. PHPWebQuest - É um programa educativo criado pelo professor espanhol Antônio Temprano para criar Webquest, Miniquest e caça ao Tesouro sem escrever o código HTML ou utilizar programas de edição de páginas de Web. O usuário pode editar e ou apagar as atividades criadas por ele. Uma de suas vantagens de edição de WebQuest pelo phpwebquest é que todo texto pode ser editado em html para quem já utiliza alguma ferramenta de produção nesse formato, tornando-se viável e possível no caso de alunos em situação de deficiência visual, a navegação por   LEITORES DE TELA

REFERENCIAS


 http://laboratoriodeensinoemmatematica.blogspot.com.br/2012/11/plano-de-aula-aprendizagem-com.html
http://www.anossaescola.com/cr/webquests.asp
http://www.anossaescola.com/cr/webquest_id.asp?questID=1677#avalia    

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